Prefeitura Municipal divulga lançamento de Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias de Consumidores

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ) iniciou a divulgação do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, para renegociar dívidas bancárias de consumidores do município.

O Mutirão é promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP), a campanha, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central e Procons de todo o país. O período de adesão ao programa vai de 1º a 31 de março.

As dívidas que podem ser negociadas são de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio “O Mutirão é uma iniciativa de extrema importância, pois oferece e oportuniza ao consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas e de equilibrar suas finanças”. Ação oferece descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas.

As negociações podem ser feitas diretamente com o portal Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1677787997257), que o consumidor acessa por meio de sua conta Gov.br prata ou ouro, ou com o banco ou financeira. Na página sobre o Mutirão há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

No último mutirão, realizado em novembro do ano passado, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados. Segundo Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 65,19 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em janeiro de 2023.